segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TOM ROB SMITH

Hoje entraremos no fantástico e fechado mundo da Rússia comunista, na época da ditadura de Stálin, através das incríveis obras do escritor Tom Rob Smith.

Falaremos dos seus livros CRIANÇA 44 (ed. Record, 2008) e O DISCURSO SECRETO (ed. Record, 2010).



Criança 44 foi o romance de estréia do escritor e de cara, já se tornou um best seller popularmente conhecido. 
No livro, Smith leva o leitor de volta à opressora e sanguinária Rússia de Stalin. 

SINOPSE:

União Soviética, 1953. A mão de ferro de Stalin nunca esteve tão impiedosa, reforçada pela Segurança do Estado - polícia secreta cuja brutalidade não é segredo para ninguém. Em seu governo, o líder soviético faz o povo acreditar que crimes simplesmente não existem.
Mas quando o corpo de um menino é encontrado nos trilhos de uma ferrovia, Liev Demidov - herói de guerra e agente do Estado - se surpreende ao saber que a família da vítima tem a certeza de que a criança fora assassinada. Os superiores do oficial ordenam que ignore a suspeita, e ele é obrigado a obedecer. Mas o agente desconfia de que há algo muito estranho por trás do caso.
De uma hora para outra, Liev coloca em dúvida sua confiança nas ações e políticas do Partido. E agora, arriscando tudo, o agente se vê na obrigação de ir atrás do assassino - mesmo sabendo que está prestes a se tornar um inimigo do Estado.


SINOPSE:

União Soviética, 1956: Stálin está morto. Com isso, o violento regime começa a perder força, deixando para trás uma sociedade em que a polícia é o criminoso e bandidos são inocentes. Um manifesto secreto, escrito pelo sucessor do ditador, Khruschev, circula entre o povo. A mensagem é clara: Stálin foi um tirano e um assassino. A promessa: a União Soviética mudará. Enfrentando seus próprios problemas pessoas, o ex-oficial de seguraça do estado Liev Demidov também está lutando para mudar. As duas jovens que ele e sua esposa Raisa adotaram ainda precisam perdoá-lo por sua culpa na morde de seus pais. Agora que a verdade está lá fora, Liev, Raisa e sua família estão em perigo causado por alguém consumido pelo sombrio legado da antiga carreira de Liev. Alguém tranformado no perfeito modelo de vingança.




Tom Rob Smith é filho de uma sueca e um inglês, nasceu em 1979, em Londres, onde mora até hoje. Criança 44, seu primeiro romance,  foi vendido para mais de vinte países, além de ter os direitos de adaptação para o cinema comprados pelo cineasta Ridley Scott (Blade Runner e Gladiador). Com O Discurso Secreto ele vem repetindo o sucesso do trailer anterior.

NOTA do blog: 

Existem dois tipos de leitura: a que é para entretenimento e a que é para aprendizado. 
E na minha opinião os romances de Tom Rob Smith se enquadram com maestria nas duas categorias. 

Descobri os livros dele através do site http://www.romancespoliciais.com.br , do Thiago Carvalho,  e a opinião favorável dele sobre a obra não era exagero.

Fica a dica para quem ainda não leu.







Nenhum comentário:

Postar um comentário