segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA

Hoje finalizei a leitura do livro MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, uma romance por Arthur Golden, publicado em 1997, onde é contada na primeira pessoa a história de uma gueixa em Gion, Kioto, no Japão, antes, durante e depois da Segunda Grande Guerra Mundial. O livro foi adaptado ao cinema em 2005, no filme de mesmo nome, dirigido por Rob Marshall.







SINOPSE: 



A menininha Chiyo foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelas donas do okya e também pela famosa Hatsumomo, uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida pela experiente gueixa Mameha, e principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri. 
Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.

RESENHA:

Confesso que não sendo muito fã de biografias relutei em ler o livro, porém já em seu início, logo no primeiro capítulo percebi que Arthur Golden o transformou em algo muito além de uma mera biografia comum e cansativa.

A narrativa é densa e fluída e a história muito interessante.  De maneira simples a própria gueixa Sayuri conta sua história e nos transporta junto com ela até um Japão antigo e devastado pela 2 guerra mundial. 
Interessante observar a guerra pelo visão dela, num mundo quase fantástico e alheio ao qual Gion (a provincia de Kioto onde as gueixas e as casas de chá existiam) vivia naquela época.

As descrições dos modos, costumes e aprendizado de uma gueixa me fizeram refletir, de repente vendo-as de outro modo. 

Certamente Memórias de uma Gueixa não é um dos meus livros prediletos (pois o gênero não é dos meus favoritos), contudo a obra entrara no roll das gratas surpresas que tive, e sua leitura, estou certa disso, ainda me proporcionará  boas recordações.

Vale muito a pena se aventurar por esse Japão do século XX observado com delicadeza pelo olhar de uma grande mulher. 





Um comentário:

  1. Ainda preciso reassistir esse filme... Bom, eu gosto de biografias, mas conhecer mais uma parte da cultura japonesa que foi o meu grande atrativo pra esse livro.

    ResponderExcluir