quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SENTA QUE LÁ VEM: CARLOS RUIZ ZAFÓN

E para começarmos com o pé direito, nada melhor do que falarmos sobre Carlos Ruiz Zafón, um dos grandes nomes da literatura mundial na atualidade.

Para quem não conhece, Carlos é um escritor espanhol, nascido em 1964 em Barcelona, e que já tem 3 livros publicados atualmente no Brasil. São eles: A Sombra do Vento (ed. Objetiva, 2007), O Jogo do Anjo (ed. Objetiva, 2010) e Marina (ed. Objetiva, 2011), este último lançado nesse mês de Outubro.

Carlos tem uma maneira peculiar e autêntica de narrar suas obras, levando o leitor a viajar junto com seus personagens a uma Barcelona antiga, gótica e surreal.

Vamos então falar um pouco sobre sua obra. 
E para começarmos, hoje falaremos sobre o romance mais vendido do autor e que o consagrou como um fenômeno literário: A Sombra do Vento.





Resumo da obra:

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax.
O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.
Em sua busca de início aparentemente inocente, Daniel acaba adentrando os mistérios e segredos mais obscuros de Barcelona, e conhece uma galeria de personagens que vão ajudá-lo a resolver o mistério de Carax. Dom Gustavo Barceló, célebre livreiro barcelonês, seriamente interessado em comprar o exemplar de A Sombra do Vento que Daniel lhe mostra; sua linda sobrinha cega, Clara Barceló, que revela a Daniel os primeiros elementos do mistério que cerca Carax e sua obra e por quem o menino se apaixona perdidamente; Fermín Romero de Torres, mendigo de passado glorioso e aguçado senso de humor que se tornará o maior aliado de Daniel na busca da verdade; Nuria Monfort, mulher triste que guarda em seu apartamento escuro um grande e doloroso segredo; e Javier Fumero, o cruel policial que também parece dedicar a vida a perseguir o fantasma de Julián Carax.
À medida que vai descobrindo mais sobre a vida de Carax, Daniel entende que o mistério de sua obra está de alguma forma relacionado à história de amor entre dois jovens do início do século: o próprio Carax, filho de um modesto chapeleiro, e Penélope Aldaya, filha de uma família da alta sociedade de Barcelona. E enquanto a cidade e seus personagens vão aos poucos lhe revelando os segredos e as conseqüências dessa história de amor do passado, o próprio Daniel também descobre o verdadeiro amor nos braços de Bea, irmã mais velha de seu melhor amigo Tomás Aguilar.  (fonte. Ed Objetiva)


NOSSA OPINIÃO: 
 Confesso que quando minha sobrinha me ofereceu o livro para ler, peguei-o discrente. Talvez até por isso meu encanto tenha sido tão grande. Carlos soube retratar e dinamizar tão bem sua história, que em certos momentos imaginava-me ali dentro, no meio de uma Barcelona antiga e surreal.
A maneira vibrante e misteriosa com que a história é narrada será uma lembrança que certamente ficará gravada em minha memória, não importando quanto tempo se passar.


E você, já leu A Sombra do Vento? Conte-nos o que achou.





2 comentários:

  1. Legal seu blog. Realmente, A Sombra do Vento é um livro genial.

    renata s.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lucinha, seu Blog esta incrível!!!!

    Sucesso amiga!!!!

    Rosana de Paula.

    ResponderExcluir