sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SENTA QUE LÁ VEM: CARLOS RUIZ ZAFÓN..PARTE 3...MARINA

Finalizando nosso assunto sobre Carlos Ruiz Zafón, o post de hoje é dedicado ao livro Marina (Ed Objetiva, 2011) Marina foi escrito em 1999, antes até de A Sombra do Vento, porém publicado apenas agora no Brasil, recém lançado, no início de Outubro.

Vamos a sinopse do livro:



"De todos os livros que publiquei, Marina é um dos meus favoritos", afirma Zafón. "É possivelmente o mais indefinível e difícil de categorizar de todos os romances que escrevi, e talvez o mais pessoal de todos eles.
Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões.
É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Óscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora.
Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Óscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos.


Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Óscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro. (fonte: Ed Objetiva)






NOTA do blog: Marina é um livro curto (de 192 páginas que eu "devorei" em apenas 2 dias..rs) e realmente, como Zafón afirmou, tecnicamente categorizado como para infanto-juvenil. 
O Livro é bom e a sensação que ele provoca ao leitor é um retrocesso, voltando-se a si mesmo, a infância, numa época em que a maior parte dos problemas e angústias são tão irreais quanto superficiais. E como toda obra de Zafón o final transmite uma lição de vida, para reflexão (pelo menos é dessa maneira q eu o vejo).
Vale muito a pena a leitura, apesar de eu ainda continuar tendo como livro preferido A Sombra do Vento.




APERITIVO: E vem aí um novo lançamento de Carlos Ruiz Zafón, o nome original do título é: “El Prisionero del Cielo”, às vendas a partir de 17 de novembro na Espanha e nos EUA. 


Um breve resumo (traduzido) da sinopse desse novo livro tirado diretamente do site oficial do escritor ( http://www.carlosruizzafon.com/ )


Repleto de emoção e intriga, The Prisoner of Heaven é um romance magistral onde os fios da Sombra do Vento e O Jogo do Anjo convergem através da magia da literatura e nos leva para o enigma que está escondido no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Na Barcelona dos anos  50, Daniel Sempere e seu amigo Fermin, os heróis de A Sombra do Vento, regressam novamente para enfrentar o maior desafio de suas vidas.

Justo quando a vida lhe sorri, um sujeito perturbador visita a livraria Sempere com a ameaça de revelar um terrível segredo enterrado duas décadas na memória escura da cidade. Ao saber da verdade, Daniel percebe que seu destino o leva inexoravelmente a enfrentar a maior de todas  as sombras: a que está crescendo dentro dele.






Cabe a nós, leitores brasileiros, torcer para que o livro chegue logo até aqui!!
Bom fds!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário